quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Sophia De Mello Breyner Andresen

Aqui nesta praia onde
Não há nenhum vestígio de impureza,
Aqui onde há somente
Ondas tombando ininterruptamente,
Puro espaço e lúcida unidade,
Aqui o tempo apaixonadamente
Encontra a própria liberdade.
Terror de te amar
Terror de te amar num sítio tão frágil como o mundo.
Mal de te amar neste lugar de imperfeição
Onde tudo nos quebra e emudece
Onde tudo nos mente e nos separa.
Este é o tempo
Este é o tempo
Da selva mais obscura
Até o ar azul se tornou grades
E a luz do sol se tornou impura
Esta é a noite
Densa de chacais
Pesada de amargura
Este é o tempo em que os homens renunciam.
Biografia
Tive amigos que morriam, amigos que partiam
Outros quebravam o seu rosto contra o tempo.
Odiei o que era fácil
Procurei-me na luz, no mar, no vento.
As pessoas sensíveis
As pessoas sensíveis não são capazes
De matar galinhas
Porém são capazes
De comer galinhas
O dinheiro cheira a pobre e cheira
À roupa do seu corpo
Aquela roupa
Que depois da chuva secou sobre o corpo
Porque não tinham outra
O dinheiro cheira a pobre e cheira
A roupa
Que depois do suor não foi lavada
Porque não tinham outra.
« Ganharás o pão com o suor do teu rosto»
Assim nos foi imposto
E não:
« Com o suor dos outros ganharás o pão».
Ó vendilhões do templo
Ó construtores
Das grandes estátuas balofas e pesadas
Ó cheios de devoção e de proveito
Perdoai-lhes Senhor
Porque eles sabem o que fazem.
( Do livro Cem Poemas de Sophia )
- já antes postado -

16 comentários:

Maria disse...

Que bom terminar a noite com Sophia...
... e com este mar...

Obrigada, Eduardo

Beijo

Paula Raposo disse...

Excelente escolha de Sophia que eu tanto admiro. Adorei!! Beijos.

Graça Pires disse...

Sophia: Não há palavras para a definir. Foi com ela que aprendemos que não há nada mais difícil do que ouvir o silêncio para que depois as palavras saiam claras e cheias de luz.
Amo a poesia de Sophia. Obrigada por nos brindar com ela.
Um abraço.

Maria P. disse...

Como eu gosto desta convidada...

Beijinhos*

poetaeusou . . . disse...

*
Pudesse Eu
Pudesse eu não ter laços nem limites
Ó vida de mil faces transbordantes
Para poder responder aos teus convites
Suspensos na surpresa dos instantes!
in-Sophia Breyner Andresen

© Piedade Araújo Sol (Pity) disse...

Edu

um poste muito belo de uma Grande Poeta que eu admiro muito e que gosto de ler.

as fotos foram muito bem escolhidas.

beij

Maria P. disse...

Sabes que gosto sim

:)Beijinho*

Anônimo disse...

pois. ela. a clássica. a "helénica".




sempre.



fica aqui muito bem. num espaço que louva quem o visita.




obrigada Edu.





imf.

GarçaReal disse...

Sempre maravilhosos os poemas da Sophia.É das minha preferidas.
Belíssima escolha

Parabéns

Bjgrande do Lago

Sonhadora (Rosa Maria) disse...

Meu querido Eduardo

Um poema muito belo de Sophia, adoro a poesia dela.
Deixo um beijinho...agradecendo o teu carinho de sempre.

Sonhadora

Baila sem peso disse...

Este é o tempo sim...
e sempre o foi na verdade
um tempo que fala sem ter tempo
para a própria vontade...

um poema que quer dizer tanto
e tanto que não digo por não ter alento
mas venho nesta corrida nas asas do vento
trazer-te o sabor da minha amizade

Obrigada Eduardo, pelo momento!

Deixo-te com carinho um beijo na saudade
(voltarei assim que me deixar a minha realidade...)

utopia das palavras disse...

Detive-me nesse encanto...de andar por aqui!

Um beijo

Maria Rodrigues disse...

Excelente!
Aproveito para desejar a si e a toda a sua família e amigos, um Feliz Natal, repleto de alegria, saúde, paz e amor.

“A Melhor mensagem de Natal é aquela que sai em silêncio de nossos corações e aquece com ternura os corações daqueles que nos acompanham em nossa caminhada pela vida.” (desconhecido)

Que a Luz e o Espírito de Amor do Natal, consigam prevalecer nos nossos corações ao longo de todos os dias do ano que está a chegar, para seja sempre Natal.

Beijinhos
Maria e familia

Baila sem peso disse...

Meu querido amigo voltei
para te responder e agradecer
a tua preocupação...
não te preocupes, não??!!
Tenho o AMOR no meu caminho
acredito que será suficiente
pois há lá bem maior do que o amor da gente!?
Pois...o resto meu amigo
anda meio mundo de castigo
e eu faço parte desse meio
que anda cansado e "tremido"...
mas bato o pé todo o dia
e digo que não, com teimosia
e fazendo "das tripas coração"
lá vai dando para afagar depressão

Pois, o desemprego é geral
queixar-me até parecia mal
pois ainda tenho a felicidade
de ter ajuda com doce verdade...
é triste depender de terceiros
e troco bens por outros enleios...
Aos pais dou a ajuda física
Aos filhos ajuda maternal
e vou fazendo coisitas pequenas
e a coisa caminha menos mal...
mas ando muito cansada
daí que quando a faina termina
só o descanso me anima...
o pior mesmo é o tempo que falta!!
Aquele tempo que aqui me ensina
quando no desejo abraço a rima
e visito amigos, como tu
brincando com as palavras
que com delicadeza as lavras...
e são um bem que tanto conforta
suavizando o caminho à nossa porta!
Não utilizei o teu email, mas obrigada
acredita que não me sinto nada envergonhada
e se um dia precisar de desabafar
sei que com amigos posso contar
MUITO OBRIGADA, DO CORAÇÃO!!

Fica um beijo de gratidão
que passes dias de paz e alegrias
tentando fugir à solidão
e que se adocem os dias...

Talvez no próximo ano seja melhor
para todo o MUNDO se sentir MAIOR
Ando um pouco desgostosa
mas não me dou por vencida
ACREDITAR é preciso na VIDA!

e de novo OBRIGADA...eu virei sempre que tiver tempo na estrada fiquei comovida pela tua amizade dedicada...tentarei não desapontar todos os que me querem bem...mas preciso de tempo também!

Desculpa o alongar do discurso
mas quando me ponho "a falar"
para me entenderem
é preciso tirar...um curso!!!! :)))

Meu amigo Eduardo ficou respondido o teu "recado"...e me perdoa este tempo aqui "tomado"...:)

e vai mais um abraço bem afagado!

Anônimo disse...

Terror de te amar demonstra a incapacidade de amar nos dias de hoje. As pessoas esqueceram-se o que é o amor. Só uma minoria ainda é privilegiada! Me emociou este poema.
Bjs
Mirra
http://www.lacossdecetim.blogspot.com/

tulipa disse...

Uiiiiiiiii...só de olhar para a água da praia, congelei.
Estou cheia de frio e essa água pôs-me mais gelada ainda...
Mas, os versos e poemas são lindos e aquecem a alma.

Aproveito a ocasião para desejar as

Boas Festas e

Um Bom Ano de 2011

Abracinhos quentinhos.