domingo, 12 de outubro de 2008

Germinaste em mim como um poema...

Germinaste em mim como um poema.
Onde quer que eu estivesse estavas tu.
Sem o saberes,
o teu rosto de silêncio
sentava-se ao meu lado
no deserto preenchido dos dias e das noites.
Quando me perdia de ti,
era esquecido de mim.
Quando me encontrava,
procurava-te.
E quando te procurava,
sabia que era impossível fugir-te,
mesmo que o quisesse.
Quem eras tu?
Sei lá!.
Tinhas tantos nomes!
Eras o mar,
em primeiro lugar.
Depois, o sol, a charneca, o vento,
os rios, as dunas, as estrelas, as árvores,
as crianças, as flores, a música, os frutos, o trigo loiro...
Eras eu,
quando sonhava
só a ti dizer
os mais íntimos segredos...
Sem o saberes,
acompanhaste sempre as minhas travessuras.
Se soubesses por que caminhos
por que becos
ziguezaguearam estonteantes os meus passos!
Sem o saberes
tinha descoberto
que nos descobríamos,
que nos procurávamos,
que sabíamos sempre um d0 outro,
que nos encontrávamos!
Sem o saberes
tinhas-me apontado a fonte
de onde não podia mais retirar
os meus lábios!
E, no entanto,
não havia bebido ainda a água desse encontro sem ter culpa.
Assim crescemos
lado a lado
no deserto do mundo
no silêncio das areias
quando não tínhamos ainda visto o mar!
Eduardo Aleixo

20 comentários:

Maria P. disse...

Que belo germinar...

Beijinho*

FERNANDINHA & POEMAS disse...

Olá querido Eduardo, que belíssimo poema em palavras soltas!... Adorei!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Beijinhos de carinho,
Fernandinha

Anônimo disse...

Gostei muito!
Bjs.
Laide

Unknown disse...

Para todos

Uma boa semana.
Obrigado.
Eduardo

Paula Raposo disse...

Bonito o teu poema. Beijos.

C Valente disse...

sim senhora gostei
Saudações amigas e boa semana

Unknown disse...

Paula

Boa semana.
Bjs.
EA

Unknown disse...

C. Valente

Boa semana.
Abraço.
EA

Graça Pires disse...

Gostei deste poema, Eduardo. O amor pode ser tudo o que quisermos, até um poema.
Lembrei-me do Eugénio de Andrade que cito de cor: tenho pressa. Levo comigo uma criança que nunca viu o mar.
Um abraço.

Unknown disse...

Graça

Gostei que tivesses gostado.
Abraço.
Eduardo

poetaeusou . . . disse...

*
poema
germinando amor.
,
gostei.
,
abraço,
,
*

Lúcia disse...

Ó Eduardo - que pérola de poema. Tantas palavras que me tocaram... Quantos de nós somos esse, que assim se inquieta?
Beijinhos

AnaMar (pseudónimo) disse...

...Lemos e revê-mo-nos...

Lindo.

abraço

Unknown disse...

Poetaeusou

Lúcia

Anamar

Inda bem que gostaram do poema. Beijinhos.
EA

FERNANDINHA & POEMAS disse...

Olá querido Eduardo, germinas-te em nós teus amigos, como uma flôr que multiplica as suas pétalas... Beijinhos de carinho,
Fernandinha

Unknown disse...

Fernanda

Mais uma vez, obrigado.
Receba beijinhos.
EA

LuzdeLua disse...

o teu rosto de silêncio
sentava-se ao meu lado

Maravilhoso
Bem se quis saber ser
Passando, deixo-te um abraço amigo
Bjs

Unknown disse...

luzdeluya

Obrigado pela tua visita.
EA

Maria disse...

Não sei como me "escapou" este poema... que se me colou à pele...

Um beijo

Unknown disse...

Beijo, Maria, obrigado.
EA