domingo, 7 de dezembro de 2008

O mar, o GRANDE POEMA

( Foto Google )
Desta vez, bravio. Ainda sem gaivotas...Com nevoeiro intenso. Por que adoro o mar?!
O mar é o GRANDE POEMA.
Um dia... o meu amigo, Amaral Marques, escreveu um poema enorme, sobre o mar. Muitas páginas...
No Café Paladium, em Lisboa, começámos a fazer cortes no poema. Era muito grande. As mesmas ideias repetidas. O poema tinha de sair perfeito. E fomos cortando. Cortando. Até que pouco ficou.
- Ó, Amaral - lamentei eu - demos cabo do poema do mar, do mar... que é o Grande Poema!
Então, o meu querido amigo ficou a olhar-me, com os ollhos esbugalhados, cintilantes. Quase me assustou: fiquei a seguir o seu olhar na direcção do infinito, donde o sorriso potente dele , transformado em gargalhada triunfante, me puxou, assim como puxou as suas lágrimas que assomaram às janelas dos seus olhos, ao mesmo tempo que, agarrando as minhas mãos com a força da emoção, gaguejou infantilmente:
- Eduardo, salvámos o poema...
- Como?!
- Tu disseste, sem querer: o Mar é o grande poema...
Então rimos, rimos, rimos...
Lembras-te, Amaral?
Eduardo Aleixo

14 comentários:

Maria disse...

É verdade, o mar é o maior poema, que nos espanta os olhos porque diferente todos os dias... mar vida mar amor mar (também) morte...

Beijinho

poetaeusou . . . disse...

*
nunca poemas o mar,
porque o mar . . . é um poema,
,
abraço,
,
*

mundo azul disse...

...isso mesmo!

A melhor definição do mar que já ouvi...


Beijos de luz e uma semana feliz!!!

FERNANDINHA & POEMAS disse...

Olá querido Eduardo, "o mar, o GRANDE POEMA".
Gostei muito, beijinhos de carinho e ternura,
Fernandinha

Menina Marota disse...

O mar... é sim, um GRANDE POEMA!

É no Mar que recolho a minha força, a minha alegria e emoção.

É no mar que me (re)encontro...

Grata por este momento lindo... palavras e imagem a deixar-me um nó na garganta.

Beijinho e bom feriado ;)

Anônimo disse...

Lindo o mar para poema, adoro o mar, somos quase da mesma idade que engraçado. Gostei do blog e vou voltar. um bj

Anônimo disse...

Uma história com toda a ternura e ainda bem que salvaram o poema!!!

Eu acho que o mar é poeta!!!!

Um beijo

Maria P. disse...

O mar é um poema sim, lindo...e as gaivotas voltam...

Beijinho*

tulipa disse...

Olá Eduardo

Vim dizer que daqui p’ra frente este blog é um Masterblog!

Embora não tenha escrito no post, os nomeados, tenho o direito de eleger quem eu quero, visitando os blogs dos amigos, como estou a fazer.
Pode levar também o selo de:
I LOVE YOUR BLOG, porque é verdade!!!


Hoje é daqueles dias em que o sol devia entrar pela janela da casa e levar a tristeza que fustiga a alma...

Bom feriado.

Beijinhos.

Luna disse...

Como é verdadeiro esse sentir, o mar é um poema que inunda os poetas com o seu mar
beijos

Lúcia disse...

Delícia, Eduardo. Delícia de história. Obrigado pela partilha.

Beijinhos

Paula Raposo disse...

Belo o que escreveste...sem palavras. Beijos.

Unknown disse...

Utopia das Palavras

Não consegui comentar no seu blogue. Acho que não consegui respolve4r alguma dasw exigências. Sorry. Bom fim de semana. EA

Unknown disse...

Tibeu

Lamento, mas não consegui comentAR no seu blogue. Acho um esquema muito complicado. Tenho pena. Abraço.
Eduardo