sábado, 28 de fevereiro de 2009

Crónica Semanal

Olá a todos os visitantes e amigos, Esta será a primeiras das crónicas semanais que virão directamente de África, mais especificamente de uma pequena ilha no Atlântico chamada São Tomé e Príncipe. Estou de regresso e, após uma semana, já estou reintegrada no ritmo e calor equatorial. Não foi fácil após 1 mês inteirinho passado a descansar em solo lusitano, com os miminhos familiares e sem preocupações...e muito frio!! Mas cá estou de volta, e claro, por cá, voltei a lidar com os constrangimentos diários que tanto caracterizam estas terras. Para começar, as falhas de energia diárias, às quais já me desabituara, e ainda não consigo ligar o gerador...A isso seguem-se as falhas de água, não ter internet, nem telefone e a companhia de comunicações levar séculos a pensar em resolver o problema...Muitas vezes não ter carro e ter que andar sob o calor intenso, etc, etc, etc... Mas a luta diária é um desafio e as recompensas valem a pena tanto esforço. Desta vez fico por aqui, pois receio que a net não dure muito tempo e lá se vai toda a escrita...! Beijos e saudades, Rita

12 comentários:

gaivota disse...

olá rita, é um dos meus sonhos, ir até s. tomé, desde há muitos anos!
depois de ter lido o equador, mais vontade tenho ainda de ir até aí...
fui a angola, um dia será aí!
boa sorte, e que tudo corra pelo melhor
beijinhos

Unknown disse...

Ora viva, chegou a crónica. Obrigado, filha. Beijinho.
Eduardo ( pai )

Lucília Benvinda disse...

Rita,

Gostei demais de ler a tua crónica, foi como se estivesse a ver um filme, só que este é bem real.

Viver com essas dificuldades todas, depois de se ter saboreado o outro lado, deve ser custoso, no entanto, acho eu que bem gratificante.

Reforço o pedido do teu pai, nunca nos deixes sem as tuas crónicas, a não ser que não consigas mesmo ligar o gerador. É que consegues manter-nos mais perto de um mundo que a gente vai esquecendo.

Muito agradecida por este momento.
Um grande beijo,
Lucy

FERNANDINHA & POEMAS disse...

OLÁ QUERIDA RITA, ADOREI A CRÓNICA... APESAR DAS DIFÍCULDADES, DEVE SER LINDO ESSE CLIMA... MINHA QUERIDA RECEBE MUITOS BEIJINHOS DE AMIZADE,
FERNANDINHA

Anônimo disse...

Primeira crónica, primeiras impressões... e as dificuldades inerentes de uma ilha com poucos recursos. Mas não é por isso que deixa de ser aliciante permanecer.

Vai ligando o gerador...!

Beijinhos

Anônimo disse...

Que bom Rita, dares-nos conta das primeiras sensações do teu reencontro com o país onde decidiste trabalhar temporáriamente, contribuindo para o seu desenvolvimento, em contraste com as tuas férias em Lisboa!
Mesmo com todos os condicionantes é uma ilha fantástica!
Beijinhos
Mãe

Dennys Silva-Reis disse...

Pequenas palavras, dizem muito sobre nós... Pequenos gestos marcam nossas vidas...

Lucília Benvinda disse...

Olá Família Aleixo!

Venho aqui desejar um bom Domingo para toda a família, uma vez que é raro vê-los aqui todos reunidos.

São muito bonitos estes momentos de partilha entre todos.

Um abraço para todos.
Lucy

Luna disse...

Tudo tem as partes boas e as más. e apesar de não conhecer pelo que vejo na TV é um paraiso.
beijos

Anônimo disse...

Ó Ritinha, bossemecê inté parece que bibe no meu tempo!? Sabe, eu também num consigo ligar o girador, eu acontento-me com a candeia a petrólio e as belas de cera. Quer dezer que essa terra ainda num abançou para a noba era e bossemecê foi aí dar um empurraozinho. E olhe que faz benhe... e se precisar aqui da Maria da Fonte, lebo a minha sachola e boto o estrume todo que há-de fazer brotar esse país em florestas de homes rijos e balentes.

Bossemecê é uma flor nesse canteiro. Tenha cuidado com a bentania e num deixe apagare a sua belinha, porque embora a mantenha longe do seu lare, mantém em nós todos a esperança de um mundo mais justo e melhor.

Sou uma sua ademiradora.
Considere-me sua amiga,
Maria da Fonte

LuNAS. disse...

Que bom ler estas crónicas que nos aproximam de outras realidades!Este blog está um must! Ganhamos todos:)

Anônimo disse...

Olá Miga,atenção promesteste crónicas semanais, não foi? Cá esperamos por mais news de STP. Qto ao gerador deixa-te de desculpas, e dá ao braço :)bjs saudosos.
CF