segunda-feira, 13 de abril de 2009

Poema de Lao-Tzu

O sábio não tem uma ideia fixa;
tem consciência das necessidades dos outros.
..
Aos que são bons, trata-os com bondade.
Aos que são maus, trata-os também com
bondade,
porque a natureza do seu ser é boa.
--
É amável com os amáveis.
É também amável com os rudes,
porque a natureza do seu ser é a amabilidade.
--
É fiel aos fiéis;
é também fiel aos infiéis.
O sábio vive em harmonia com tudo sob o céu.
Vê todas as coisas como a si mesmo;
ama todos como seus filhos.
--
Todas as coisas são atraídas a ele.
Comporta-se como uma criança pequena.
( Poema de Lao-Tzu - livro Tao Te Ching )
- A Sabedoria do Tao no século XXI
( Foto, minha )

22 comentários:

Maria P. disse...

Linda a foto, sábias as palavras...

Bjs*

Maria disse...

"Comporta-se como uma criança pequena."

é por isso que é sábio...

Boa semana, eduardo
Um beijo

Clotilde S. disse...

O violeta é a cor da Sabedoria e as palavras dos Mestres um campo para a contemplação, uma porta para o Caminho do Meio, a via da Sabedoria e da Compaixão.

Deixo contigo a Jóia do Lótus, o mantra mais comum de Avalokiteshvera , O Buda da Compaixão, ao qual fiz uma iniciação em dez. 2007 com os monges Tibetanos, aquando da sua digressão por Portugal.

"Om mani padme hum"

Namastê,

Clotilde

Sonia Schmorantz disse...

Que tenhas uma nova semana muito feliz. Obrigado pela visita e palavras gentis.
Um abraço

Graça Pires disse...

A sabedoria é sempre tolerante. Muito belas as palavra e a fotografia. Beijos.

Unknown disse...

Marioa P: a foto é do meu Alentejo. A côr é a adequada ao poema, penso. Sabia que gostarias do poema.

Marai: as crianças têm a sabedoria que depois se esvai. Recuperar a sabedoria da criança é uma tarefa primordial, uma quase missão.


Sonia: gentileza é sempre a da tua presença.


Graça: é indiscutível o que disseste. Gostaste da minha foto! Que bom!

Unknown disse...

Clo

À Beira de Água, gosto de te receber.
Escohi a cor violeta dos campos do meu Alentejo pelos motivos que explanas.
Tão bom saber que somos compamheiros de jornada, deliciando-nos com as palavras dos Mestres!
Obrigado pelo lindo Mantra de o Buda da Compaixão. A Compaixão budista leva-nos à identificação com o outro e por isso à sabedoria. Assim como a Caridade cristã. Muitos são, no entanto, os caminhos.
Também gostaria de fazer uma Iniciação dessas.
Fiz agora uma também, a do terceiro nível de Reiki. E sinto-me diferente.
Um abraço.
Eduardo

Anônimo disse...

Como eu gostava de ter esta sabedoria...
Assim, sendo como sou imperfeita nos juizos e atitudes, faço o melhor que posso...

Bjs.
Laide

Unknown disse...

Fazes o melhor que podes! És escorpiona, como eu.`Conheço-te há muitos anos. Gosto de ti como és: com as tuas imperfeições. Tb sei que gostas das minhas. Somos dois escorpiões muito amigos. De verdade. Às vezes, dá-me vontade de te bater...Hi...HI...HI...
Eduardo

poetaeusou . . . disse...

*
a argila é modelada
e transformada em vaso,
mas é o seu interior
que o torna útil !
,
in-Lao-tzu
,
um abraço
,
*

Unknown disse...

Poetaeusou - Amigo Zé:

E fica sabendo, meu malandreco amigo, que estive mesmo para postar esse poema!
Mas fco contente por gostares.
Claro que tinhas de gostar!
Abraço de amizade em crescendo...
Para vocês.

Anônimo disse...

Este poema contém-te, Eduardo, ou tu és dele docemente extraído, ou, ainda, é o principal traço, singelamente esculpido em palavras, da tua fisionomia anímico-intelectual, e o fotogénico campo é um floral hino, cor de sofrimento ou paixão, do nosso Alentejo, em primaveril tempo e com cicios de regatos de mansas águas.
Que uma boa semana te abrace, Edu Alex.

Mírtilo

Paula Raposo disse...

Sabedoria. Beijos.

Unknown disse...

Mirtilo

Boa semana para ti.
As flores são das bandas do Algodor, terra do meu nascimento.
Estou longe de merecer as tuas palavras, mas não nego que gosto da poesia oriental.
Abraço.

Unknown disse...

Paula
Sabedoria. Muito antiga.de que estamos afastados. Bj

utopia das palavras disse...

A natureza instintivamente ama...!
Um poema para reflectir!

E o fotógrafo recomenda-se!!!!

Um beijo

Unknown disse...

Ausenda

O fotógrafo é do melhor que há no Alentejo!!
Bj

LuNAS. disse...

É por isso que é sábio - sabe estar e sabe ser!
Linda foto!
Beijinhos Eduardo

Lucília Benvinda disse...

Que poema!!! Que ensinamento!!!

Quanto tenho de aprender!!!

Lucy

Unknown disse...

Lúcia

Gosto dos poemas do Taoismo.De quando em vez posto; acho bem divulgar outras culturas.
A foto é do Alentejo.


Lucy

Temos todos muito que apender, concordo.

gaivota disse...

é bom sermos crianças...
a foto é lindíssima, que campooooooooo!
beijinhos

Unknown disse...

Gaivota amiga:

Crianças sábias sejamos sempre.
A foto é no meu querido Alentejo.
Bj