sábado, 9 de maio de 2009

Os bosques secretos

( Foto de Lucília Ramos, a quem agradeço a colaboração amiga - http://lucy-natureza.blogspot.com)
Os bosques secretos são essenciais para mim, porque são espaços de autenticidade, de intimidade, de plenitude... Onde os riachos correm com águas sempre claras. Onde o mar se faz ouvir e não há outra música mais poderosa sobre a terra. Onde as estrelas brilham no silêncio das noites. Onde se ouvem os pássaros, o vento, as rãs, os grilos, as cigarras, ou apenas o roçagar do silêncio, ou o farfalhar das folhinhas das árvores, ou, sem vento, quase veneramos as suas figuras hieráticas, plácidas, serenas, que simplesmente esperam. Onde não existe o medo, mas só o Amor.
Os bosques secretos, existindo na terra, são também céu e mar.
São templos.
Aí entro e me recolho e nem preciso de rezar ao Deus que lá mora e que tem muitos nomes. Mas é um Deus de bondade, de harmonia, de serenidade e de Amor.
Os bosques secretos são por isso o meu lar.
Eduardo Aleixo
( 5/2008 )

29 comentários:

Sonia Schmorantz disse...

Obrigado Eduardo pelo apoio, pelas orações e pelo carinho transmitido durante esses momentos de aflição. Superado tudo isso, devo dizer que outra grande alegria é poder visitar os amigos, ler textos como este, tão bonitos e poder agradecer de coração a cada um de vocês por essa energia positiva que supera qualquer distância.
abraço e um iluminado final de semana!

Unknown disse...

Sónia
Fico feliz porque tudo foi superado.
Que bom ter gostado do meu bosque.
Abraço amigo.

LuNAS. disse...

E quando esses bosques estão povoados de nevoeiro? Ou quando o sol se reparte entre as folhagens? É lindo!
Mas também depende dos nossos olhos; da nossa alma. Porque há muitos bosques secretos mesmo perto de nós. Mas que nem sempre conseguimos ver.
Beijinhos, Eduardo e óptimo fim de semana

Mírtilo MR disse...

Os bosques secretos, que o homem ainda não penetrou em arremetidas de destruição ou de conspurcação, são realmente lugares sagrados, de serenidade, de meditação, de liberdade íntima que se conjuga com a primária liberdade física, são realmente templos à deusa Natureza, com suas copas a filtrar a luz do Sol, como quais vitrais de folhas feitos, e os altos e erectos troncos das árvores são colunas do templo, encimadas pelos capitéis das copas, e por entre tais colunas sopra por vezes Éolo suas flautas de vento em músicas ora suaves e quase inaudíveis, ora em sibilantes sinfonias eólicas, aumentadas por qual amplificador das ramarias. E tudo perpassa de interior recolhimento ou até de proximidade de Deus a quem não goste de templos mundanos, e sim de templos de orações de aparente solidão, de serenidade, de contemplação, de amor íntimo e plácido à grande mãe-Natureza, vendo por olhos mais fundos também a vida pequena mas atraente e tão natural desses bosques secretos, vida de miúdos sons e movimentos, ou até quase imperceptível.
Um abraço, Eduardo, e visita o meu blogue.

Mírtilo

Luna disse...

Os bosque são lindos cheios de paz, deveríamos de entende-los como a nossa casa e respeita-los como templos sagrados onde a vida palpita no seu todo
beijos

Clotilde S. disse...

Belo texto, meu amigo!
A magia e o encanto dos bosques secretos .
Frescura e serenidade.
Muito lindo. Obrigada pela partilha!

Votos de um bom e santo domingo ***

Unknown disse...

Lúcia

"Porque há muitos bosques secretos mesmo perto de nós"- pois há, pois há, e com essa é que tu me emocionaste! Beijo, amiga.

Unknown disse...

Mírtilo

Já lá fui e já deixei os meus recados de amizade. Abraço.

Unknown disse...

Luna

Reconheci-a logo mesmo sem a ver no bosque. Eu sei. Estou em falta. Apareço um dia destes no areal onde o mar também é bosque.Bj

Unknown disse...

Clo

Hello! Já tinha saudades! Tenho uns emails para lhe responder, eu sei. Não estão esquecidos. Mas o bosque tem monopolizado a minha atenção. Beijinho carinhoso.

tulipa disse...

AMIGO EDUARDO:
Venho em Paz pedir desculpas por não ter estado presente na tua celebração do 1º aniversário deste maravilhoso blog, em comunhão com a tua Rita.
Desejo muitos anos de grande permanência para que possamos sentir a força das vossas palavras.

No outro blog "Deabrilemdiante" falo de cinema, sou uma cinéfila e gosto de mostrar as histórias que vejo no ecrã das salas de cinema, não gosto de ver cinema em casa. É completamente diferente, não tem nada a ver com aquela sensação de estar numa sala própria com som adequado aos filmes.
Ainda sou à moda antiga...

Como alguém diz:
cá vou deambulando...narrando e elucidando através dos meus blogues.

Ai...o TEMPO!!!
O TEMPO VOA...
nunca chega para fazermos tudo o que desejamos fazer!!!

Recebe todo o meu afecto num grande abraço.

Unknown disse...

Ester

Obrigado. Irei ao teu blogue ver. Bj

Elaine Siderlí disse...

Os bosques secretos são onde me encontro com meu eu diferente daquele do espelho e onde me vejo como parte integrante do universo!

Lindo poema querido!


bjus.


Elaine Siderlí.

Unknown disse...

Elaine

Boa definição de bosque secreto. Beijo. A ver se não me esqueço de te enviar o none do livro sobre as águas.

Lucília Benvinda disse...

Olá amigo alentejano!

Fico feliz por te saber tão 'embrenhado em bosques'. Eles transmitem algo de sobrenatural, de secreto, de mágico,... sem esquecer que as 'magias' também eram realizadas em bosques sombrios.

Gostei de ver a minha foto a ilustrar o teu texto poético.
Manda sempre.

Recebe um beijinho de amizade,
Lucy

Unknown disse...

Lucy

Tb agradeço muito a tua amizade e rica colaboração através das lindas fotos, filhas do teu talento.
De vez em quando recolho-me nos bosques pelas qualidades que eles têm e que tu sabiamente enunciaste. Mas há outra zazão: defendê-los: então não é que o Zé do Telhado e a Maria da Fonte vêm aqui roubar madeira para restaurarem a cabana?
Beijos.

utopia das palavras disse...

Conheço um bosque onde os silêncios ressoam de emoção e os trilhos das aves, são veias púrpuras onde as cascatas de amor salpicam tudo ao redor. Sinto esse bosque palpitando na minha mão!
Tenho um bosque...no coração!

Belo texto, é tão necessário ter esse sítio onde nos possamos embrenhar nos sentimentos!

Beijos, Poeta das Águas

Maria da Fonte disse...

Sinhore,

A minha comadre mandou dizer que já lá tem um desafio pr'a sua senhoria. Num se esqueça, Chiquinho, que tem lá muito pano pr'á bailação - e beja lá se num se lhe aumenta a doidera. Cunsigo nunca se sabe!?

Estou aqui derreadinha das minhas costas, mais as do Zé..., por amor de umas tábuas. O senhorio é que debia fazer a restauração, mas ele é poeta e só pensa na pesca. Um dia destes, bamos metê-lo na justiça... ou em lençóis de pinho, ele é que escolhe.

Tenho o recado dado.
Fique com Deus.

poetaeusou . . . disse...

*
Eduardo
errei o post,
ai Quiquen dá baile de mim,
*
e o Deus dos Bosques Pã,
a flauta de Pã . . .
na companhia da sua
amada Selene . . .
,
um belo elogio e o sentir da
calma espiritual dos Bosques,
,
(onde inventaste o Fernandes ?
é Henrique),
,
um abraço de maresia,
,
*

Graça Pires disse...

Um bosque secreto é um espaço habitado pela intimidade de tudo o que amamos. Porque "os bosques secretos, existindo na terra, são também céu e mar.
São templos"
Lindíssimo texto meu amigo Eduardo.
Beijos.

Unknown disse...

Zé Henrique

Eu vi que embora em outro post tinhas lido os bosques. Entre nós não há esses problemas. Quanto ao nome foi um engano que jamais significa não-amizade. Já não me engano agora. Abraço. Estou quase a ir ao teu blogue. Abraço.

Unknown disse...

Graça

Que bom também gostares de bosques. Tinhas de gostar. Lá vivem os nossos guias poeticos e não só. Bjs

. intemporal . disse...

sempre sublime a tua estada e permanência pelos bosques secretos

[...]

onde a palavra te é poema avidamente.

um abraço Eduardo.

Unknown disse...

Paulo

Já comentei no teu blogue.
É sempre um prazer receber-te À Beira de Água
Abraço

EA

Deusa Odoyá disse...

Olá meu amigo Eduardo.
Muito lindo e puro seu bosque,
O paraiso da paz e luz.
Adorei...
Uma semana de muita paz, amor e luz.
Beijinhos doces.
Regina Coeli.

Unknown disse...

Regina
Já tinha saudades suas. Bjs

f@ disse...

Uma clareira no bosque é este post…

B E L O -HINO Á NATUREZA…

Harmonia da terra e do céu edifica no bosque a abobada celeste doura o cume das árvores…
deitados no solo gnomos e duendes escutam as raízes murmurar…

fonte, esplendor de vida…

uma flauta á porta do céu…
fé ilimitada de sonho e silêncios antigos…profundos - subsolo…
fogo verde de chuva recolhimento perfeito sob de um cogumelo…

parabéns pelo belíssimo espaço

beijinhos

Maria P. disse...

Gosto destes "bosques secretos"...

Beijinho*

f@ disse...
Este comentário foi removido pelo autor.