sexta-feira, 15 de outubro de 2010

A ÁGUA NO MUNDO

Na minha infância, ia sempre, com o meu pai, todas as semanas, buscar água aos poços e às fontes, que havia nas aldeias do concelho da minha terra, em Mértola, no Alentejo. Quanto às águas do rio, o Guadiana, que banha Mértola, corriam limpas e eram transparentes. Os peixes, abundavam, e gostava de vê-los vencendo a força das cataratas em direcção à nascente, procurando os fundos de seixos ideais para a desova. Durante o inverno o rio galgava as encostas íngremes e formava cheias de cor acastanhada, espectaculares, e era assim que, de acordo com as leis da natureza, as águas fertilizavam os solos e, baixando depois, recuperavam os tons claros e leitosos, dando a sensação de rio com cara mais lavada. Quando eu era pequeno havia muita miséria e desequilíbrios sociais profundos, mas existia o equilíbrio e a aproximação entre os homens e a natureza. Não havia falta de água ! Hoje... As fontes ainda existem, mas contaminadas. As águas do Guadiana já não são as mesmas, têm sinais de poluição, e é habitual em certos períodos não ser recomendável comer-se o peixe mais popular e resistente, que é a "tainha", e que, na minha terra, se chama, "muge". Há muitas espécies de peixes que já não sobem o rio para a desova, com a frequência e a quantidade de antigamente, como é o caso do " sável". E por vezes surgem peixes mortos boiando à tona da água. A poluição é, como sabemos, fruto da ganância dos homens, que preferem o crescimento económico desenfreado ao desenvolvimento harmonioso da economia. As águas do rio já não galgam as encostas, já não existem as cheias que regulavam todos os anos a actividade do seu caudal e as águas são de uma cor esverdeada...
Com o êxodo rural e o crescimento das cidades as necessidades humanas cresceram e o egoísmo também. Hoje é sabido que os gastos em água são exorbitantes nos países desenvolvidos, mas a água é cada vez mais um bem escasso. Estudos recentes indiciam que a água será um problema social e político grave dentro de pouco tempo.

-----------------------------

Lembro-me de Exupéry que, nos seus livros, falando no deserto, enaltece o valor milagroso de uma laranja !...
Uma laranja no deserto, repartida, saboreada, sugada milimetricamente...
O valor da laranja para quem, com sede, sozinho, se encontra no deserto...
Isto faz-me pensar que, com a escassez da água, no deserto pobre material e espiritualmente falando do mundo próximo-futuro, uma gota de água é como a laranja disputada de Exupéry....
Bem pior!
Porque uma gota de água... como se parte, como se divide?
---------------------
Muito há a fazer para que a água não diminua e não se transforme numa gota...
Para isso há que despertar a consciência dos homens...
É o que se pretende neste dia.

Recebam a minha humilde contribuição para esse propósito.

----------

Eduardo Aleixo

12 comentários:

Lucília Benvinda disse...

Be, Edu, não é no dia 15 mas está feito na mesma. Valeu, amigo!

Oxalá não cheguemos ao ponto de espremer a 'laranja' - é o meu maior medo!

Pelo menos, em casa, podemos fazer algo de útil, começar por poupar a água, aproveitando-a, reciclando-a... (eu aproveito a água da máquina de lavar roupa para lavar os terraços onde andam os meus 4 cães.)

A bem da ÁGUA potável,

Anônimo disse...

Fazes bem em lembrar o quanto se pode fazer pela água, pela natureza.
Pela minha parte faço o que posso, mas às vezes desanimo com tanta inconsciencia à nossa volta...
Cá pelo meu lado poupo água assim:
- também aproveito a água da máquina de lavar roupa para lavar terraços;
- a água de lavar as hortaliças para regar flores
- a água que chega à banheira até aquecer deito p/um balde e serve para lavar as casas de banho
- A água do duche cai para dentro de uma tina (gira) que arranjei, essa água serve para as sanitas
- Normalmente não ligo a máquina de lavar louça, lavo à mão mas nunca com a agua a correr +/- à moda antiga,
(sei que me vão dizer que não estão para tanto trabalho...) cada um que faça a sua parte, eu estou tranquila, espero que o universo veja isso...
Bjs.
Laide

JB disse...

Primeiro quero agradecer-lhe o poema que escreveu no meu cantinho. Uma deliciosa poesia que li e reli! Obrigada!

Quanto a este tema tão relevante, quero dar-lhe os parabéns pela criatividade e pela partilha!

Cada vez mais nos compete assumirmos os nossos deveres como cidadãos (como refere o meu amigo José caldeira no portugalprofundo) e percebermos que é um recurso em perigo no nosso planeta, logo o perigo se estende aos seres que o habitam!!!

Muitos parabéns e mais uma vez obrigada!

beijinho

© Piedade Araújo Sol (Pity) disse...

um tema muito pertinente que nunca é demais falar.

um bom texto!

beij

GarçaReal disse...

Estamos a gerir muito mal os bens do nosso planeta. As gerações vindouras vão sofrer devida à nossa ineficácia

Bom domingo

bjgrande do Lago

Graça Pires disse...

Um tema para reflectir e cada um de nós fazer o que pode para voltarmos a esse equilíbrio entre a natureza e o homem. Gostei de lembrares a propósito Exupéry.
Um grande beijo, Eduardo.

helia disse...

Um texto muito interessante e muito oportuno nos tempos actuais !
A água é um bem precioso e indispensável à vida . Que todos pensemos nisto e que contribuamos para que a àgua não se transforme numa gota...

rosa-branca disse...

Gostei da casa amarela
E das telhinhas em par
Da relva verde, singela
E do seu cão a espreitar

Dessa linda sinfonia
Que me apraz muito ler
Do escutar, da nostalgia
Que ousa sempre escrever

Gostei da água, que é ouro
Só gastar o que é preciso
E gosto de si tesouro
Mas um tesouro de amigo.

Beijos com muito carinho.

gaivota disse...

a tal gota de água...
e taínhas, que eu bem gosto e não sabia que se chamava muge por aí...
e a pouco e pouco tanta coisa se vai espremendo até não haver nem rasto ou cheiro!
boa semana, e vota no meu bebé!!!
beijinhos

Baila sem peso disse...

Um texto que se entende perfeitamente
Água no mundo, cada vez mais carente...
gostei de ouvir falar do Guadiana
(tenho uma costela alentejana)
e de Exupéry na sua laranja
e vamos ver como a gente se arranja
se não entendermos a tempo
que a água é nosso grande sustento!

Gostei deste alerta...
nunca é demais Eduardo
sensibilizar com tanta gotinha
em cada palavrinha...
Obrigada!

Meu beijinho

Paula Raposo disse...

Tens toda a razão!
Beijos.

Ivy disse...

Palavras muito sábias Eduardo. Parabéns!