sábado, 19 de fevereiro de 2011

Carta de Marta para Maria

"Amar a sua inocência foi o meu primeiro pecado "

- Marguerite Yourcenar

-

" Há olhos que só olham o sonho e, quando o sonho se dissipa, ficam cegos " - Nuno Júdice - " Um canto na espessura do tempo"

-

3 ( terceira carta )
- por Graça Pires

" Fecho os olhos para ancorar as mãos perante as ideias insensatas. Às vezes é preciso ignorar as leis da escrita, falar sem nexo, disfarçar as palavras indefesas. Seria mais fácil escrever-te de longe, se eu pudesse partir sem rumo, sem pensar voltar. Mas eu sabia que nenhuma parte de mim podia regressar à inocência. E a minha vida encheu-se de afazeres diários. « Andas inquieta e perturbada com muitas coisas, mas uma só é necessária», ele mo disse. A censura saindo-lhe dos lábios. Alastrando-me no sangue até doer. Palavras desajustadas ao imenso galope do meu peito. Ninguém me ensinou a fazer a distinção entre o lado mais prático da vida e o lado mais íntimo das emoções. Eu punha o mesmo desvelo no que fazia, no que pensava, no que sentia. Nunca foram tão íntimas as minhas mãos, ocupadas no lento prazer de preparar o fogo. Gostava de cumprir as tarefas de sempre, a rotina caseira, os mesmos hábitos. Gostava, igualmente, de ver os barcos que saíam de madrugada e de os ver voltar, rodeados de gaivotas, voando em círculos. Depois, coleccionava conchas de todos os tamanhos para entender as marés. E gostava de me esconder nos campos de cevada, deixando, por lá, a marca do meu corpo e a imensa deriva dos meus sonhos. Eu não sabia que a noite podia incendiar-se nos meus olhos. "
-
11 Cartas de Marta para Maria,
in: "não sabia que a noite podia incendiar-se nos meus olhos" - livro de Graça Pires
-
Foto Net

8 comentários:

vieira calado disse...

Olá, boa noite, meu caro!

Depois duma prolongada e forçada ausência

aqui estou de novo, aos pouquinhos,

a visitar os amigos.

Saudações minhas

Manuela ramos Cunha disse...

Eduardo,
Bonita e esclarecedora carta de Marta para Maria!

Aqui está, todo o lado prático e o lado emocional.
Muitas vezes utilizamos o prático, a rotina, os hábitos, para minimizar a dor emocional a que tudo nos leva, mas, ela está sempre pronta a se fazer patentear, com os seus sonhos à deriva, o inquietar das mãos, tudo feito em sonhos, quem sabe, emaranhados, mas que são o motor de arranque, para nos fazer encandear as noites.

Sonhar...que bom!

Cartas destas são uma maravilha!
Sinto-me a Maria ao recebê-la.

Beijinhos, Nela

Graça Pires disse...

Obrigada, meu amigo Eduardo, pela divulgação.
Um beijo.

Manuela ramos Cunha disse...

Eduardo,

Traduzindo o texto para a bíblia :
eu gosto muito da Maria, atenta ao Mestre, a absorver todas as palavras sábias de Jesus, quieta, serena e sendo confiante.
Ao contrário da Marta: irrequieta, absorvida pelos afazeres domésticos, dando pouca atenção às palavras de Jesus, mas, no entanto, também ela punha na prática a obra d´Ele e os seus ensinamentos...mas de forma menos envolvente, com mais distracção, mais preocupação, tendo "os seus afazeres" como príncipio de vida, e assim, a inquietava "o ter que fazer" (como sendo mais importante),do que se prostar aos pés do Mestre e o ouvir, como fazia Maria.

Ambas estão correctas e ambas fazem parte de uma história bíblica, e, a meu ver...muito bonita, pois retrata bem os feitios de cada um de nós.

Beijo,Nela

Unknown disse...

Olá Eduardo,

"...Às vezes é preciso ignorar as leis da escrita, falar sem nexo..."

Uma bonita carta em que os olhos também se incendiam... tanto que se poderia escrever, contar... sonhar com esta carta.Mas ressalvo a frase acima citada, às vezes precisamos de ignorar, falar e escrever sem nexo... dar voz aos sentimentos turbilhantes que assaltam à inspiração!


Abraços à escritora
e a ti tb por promoveres a leitura de outras escritas...

Paula Raposo disse...

Gosto muito do que escreve a Graça.
Beijos.

Unknown disse...

Querida amiga Graça Pires:

Postei simultâneamente no Face Book, como ultimamente tenho feito.
E no Face Book recebeu visitas e comentários favoráveis de:
-Lília Pegado
- Isabel Mendes Ferreira
- Conceição Morgado
- Lucília
- Maria Vitória Ricardo.

-

A todos agradeço.
E a si tb, que me dá a honra de me receber como amigo.
Foi um prazer publicá-la neste meu recanto.

Graça Pires disse...

Mais uma vez bem haja, Eduardo.
Um beijo.