sábado, 7 de janeiro de 2012

A diferença entre a vida e a morte !

Gosto das águas correntes contentes saltitantes refrescantes deslizantes...
Vede  como correm simplesmente livres na corrente bailando como se não houvesse tempo...
Vede como no mar tempestuoso não se lembram já de que foram rio...
Vede como as estrelas do céu nelas se reflectem, os peixes saltam felizes, quando o sol vence a bruma e a névoa se dissipa no ar limpo deixando perpassar a sinfonia doce da manhã...
Vede a diferença entre o movimento livre e cantarolante das águas e a placidez morna, morta, pachorrenta, saposa, dos charcos, dos pântanos, das barragens sujas, da monotonia dos dias, cenário de seres vivos desencantados, sem horizontes para além das margens, limites sem pontes...


Vede a diferença entre a vida e a morte...


-
In o meu último livro,  " Os caminhos do silêncio "

9 comentários:

GarçaReal disse...

A importância de construír pontes está no prevalecer da limpidez, do brilho solar , das águas frescas e transparentes, para que os pés não toquem a lama e consigam caminhar límpidos, para lutar contra as agruras do tempo que nos tocam no dia a dia.
Só assim alma se vai branqueando e esquecendo o que a faz sangrar.

Muito belo

Bom fim de semana

Bjgrande do Lago

Unknown disse...

Olá Eduardo,

Vede a importância que o rio tem para o mar e vice versa...
Vede como as águas correm felizes a caminho da foz!
Há vida... faz-se vida!
E só assim as almas brincam e sonham...
E só assim os peixes saltam...
e as douradas tocam a doce sinfonia da manhã...


Amigo... é sempre bom reler-te

abraço

Evanir disse...

Boa Noite.
Vi você no blog Garça Real.
E vim conhecer seu blog chego aqui e deparo com um grande escritor .
Fiquei super feliz embora não conheça nenhuma de suas obras mais com certeza vou sair feliz em conhecer parte dela.
Um feliz Domingo.
Beijos..Evanir

Manuela ramos Cunha disse...

Há uma identificação muito real entre a água com a vida e a morte.

A água que vive, murmura tranquila e altaneira nos seus regatos, deixando que tudo dentro dela, seja de um palpitar transparente e único!

As águas mortas, são opacas, sujas e pantanosas, e, o nosso olhar...realmente, só vê sapos feios, mas, sapos com vida, dentro das águas negras e mortas!

Talvez um dia... "o beijo" da nossa sensibilidade, faça desabrochar os nenúfares em águas cristalinas, e, aí... o feio, o negro, "a chafurdice", passe a ter vida em todas as águas, de modo a que a nossa apatia não deixe estagnar a vida e exclua a morte!

É sempre um prazer Eduardo, meditar sobre os teus poemas, carregados de simbolismo, imaginação e realidade!

Beijo amigo da Nela

tulipa disse...

Gosto de te ler
...
também eu gosto de águas correntes, contentes,
refrescantes e saltitantes!

Sabes que com o novo ano decidi criar um novo blog...?

Nesse novo blog alguém escreveu:
"a inteligência é o farol que nos guia...".
abriu o sinal "verde" ao meu pensar...

Então...
respondo eu:
se abriu o sinal "Verde"
usa-o para tudo na Vida
é assim que eu vivo os meus dias
depois de ter "apanhado"
2 sinais "VERMELHOS"
em 2006 e 2008.

Eu renasci para a vida
e agora
o meu sinal é sempre o "VERDE"!!!

Tenho tentado passar aos outros a minha força para que continuem, aqui é o "nosso lugar".
De outra forma como nos reencontraremos?

Percebo e sei bem que a disponibilidade é cada vez menor
MAS...
dizer que não me sinto confortável por não poder corresponder a todos....isso não, porque os verdadeiros Amigos entendem que haverá épocas mais fáceis do que outras nas nossas vidas.

Eu quero estar sentada nesta "Plateia"
na primeira fila
e quero continuar neste
PALCO DA VIDA

Beijos e abraços da Tulipa

tulipa disse...

Gosto de te ler
...
também eu gosto de águas correntes, contentes,
refrescantes e saltitantes!

Sabes que com o novo ano decidi criar um novo blog...?

Nesse novo blog alguém escreveu:
"a inteligência é o farol que nos guia...".
abriu o sinal "verde" ao meu pensar...

Então...
respondo eu:
se abriu o sinal "Verde"
usa-o para tudo na Vida
é assim que eu vivo os meus dias
depois de ter "apanhado"
2 sinais "VERMELHOS"
em 2006 e 2008.

Eu renasci para a vida
e agora
o meu sinal é sempre o "VERDE"!!!

Tenho tentado passar aos outros a minha força para que continuem, aqui é o "nosso lugar".
De outra forma como nos reencontraremos?

Percebo e sei bem que a disponibilidade é cada vez menor
MAS...
dizer que não me sinto confortável por não poder corresponder a todos....isso não, porque os verdadeiros Amigos entendem que haverá épocas mais fáceis do que outras nas nossas vidas.

Eu quero estar sentada nesta "Plateia"
na primeira fila
e quero continuar neste
PALCO DA VIDA

Beijos e abraços da Tulipa

Agulheta disse...

Amigo Eduardo.Gosto das palavras que trazem vida,a água o mar e tudo que vive livremente.Só quem tem sensibilidade sabe ouvir a voz do ribeiro cantar de pedra em pedra.
Beijinho e bfs

tb disse...

Vede sim, e aprendei com a Natureza, sábia!
Beijinhos de gostar muito.

Parapeito disse...

e os homens aproveitam tao mal o tempo...
gostei deste correr de águas suas...
brisas doces**